VALE À PENA INSTALAR UM SISTEMA DE ENERGIA SOLAR AGORA?

 

Investir em um sistema de energia solar é uma das formas mais fáceis de economizar dinheiro. Isso porque a instalação das placas fotovoltaicas proporciona o uso de uma fonte de energia inesgotável para a sua residência: a luz do sol. Durante toda vida útil do projeto você terá energia sustentável e gratuita em sua casa.

O preço da energia tem subido sistematicamente com o encarecimento dos custos de distribuição e produção da energia pelas formas clássicas. Isso faz com que os usuários do sistema busquem alternativas como a redução do consumo a partir do racionamento, seja deixando de acender algumas luzes ou passando menos tempo no chuveiro.

Porém, não podemos ignorar o fato de que, embora essas ações sejam excelentes práticas de combate aos desperdícios, elas podem ser ainda melhores e mais eficientes quando combinadas com ações de eficiência como a utilização de Sistemas Fotovoltaicos.

A luz solar é gratuita! O único valor investido será no Sistema de Energia Solar Fotovoltaico. E a boa notícia é que a cada ano o valor do Sistema Fotovoltaico diminui, o que vem tornando este recurso cada vez mais acessível. E então…

 

Colocar sistema de energia solar agora ou esperar?

Já se sabe que, com o tempo, o sistema de energia solar vai ficando cada vez mais barato. Por isso, é comum se perguntar se vale a pena investir em energia solar agora ou se vale a pena esperar.

Esperar seria realmente uma boa opção, se não fosse por um detalhe: é importante lembrar que todos os meses você está pagando sua conta de energia elétrica e não há cálculos que consigam justificar essa relação custo-benefício a favor da espera. Em suma, quanto mais tempo você espera para usufruir a energia solar, mais dinheiro você estará gastando com energia elétrica.

Como se não bastasse, também é preciso ressaltar que, enquanto a tendência da energia solar é ficar mais barata, a tendência da energia elétrica é ficar cada vez mais cara.

Por fim, devemos frisar ainda que existem diversas linhas de financiamento específicas para energias renováveis, que facilitam o investimento no Sistema de Energia Solar Fotovoltaico.

 

Em quanto tempo terei o retorno do investimento (payback)?

A nossa experiência de mais de 10 anos no ramo tem demonstrado que o tempo de retorno sobre o investimento realizado em um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico atualmente pode variar de 4 a 6 anos, sendo possível encontrar casos com faixa de payback ainda menor.

Porém, é muito importante que o cliente ou investidor esteja atento ao fato de que, para que o sistema realmente compense e traga os resultados prometidos e esperados, é preciso que o mesmo seja projetado e instalado adequadamente, por uma equipe composta por profissionais qualificados e experientes.

 

É caro manter um Sistema de Energia Solar?

Um dos maiores e mais notáveis benefícios ao se instalar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaico em sua residência ou empresa é que você terá uma enorme redução nos custos mensais com energia elétrica, passando a pagar até 95% menos.

Nesse período, o que você precisa fazer é basicamente limpá-las periodicamente para que estejam sempre atuando em sua capacidade máxima.

 

Existem outras vantagens em um Sistema de Energia Solar?

Sim! Existem outras vantagens que vão além das vantagens que listamos até aqui… Dentre elas, podemos citar a valorização imobiliária, já que imóveis com energia solar custam mais caro, justamente pela economia que geram na conta de energia elétrica.

Além disso, ainda podemos citar o benefício da proteção contra reajustes de preço e bandeiras tarifárias no fornecimento de energia. Com a conta de energia absolutamente reduzida, eventuais reajustes quase não serão notados.

Por fim, como você já deve saber, a energia elétrica convencional também traz consigo diversos impactos ao meio ambiente. Trata-se de um dos setores da economia que mais geram gases nocivos ao meio ambiente. Ao utilizar o sistema de energia solar, você estará usufruindo de uma fonte limpa e sustentável de energia.

Depois de tudo o que revisamos, dá para concluir, sem medo de errar que, investir em um sistema de energia solar agora é a melhor forma de conseguir economizar e ainda contribuir para o bem-estar e equilíbrio de nosso planeta.

E então… Que tal saber mais sobre o nosso trabalho e projetos de energia solar fotovoltaica? O que acha de instalar um sistema assim em sua residência ou empresa? Entre em contato conosco agora mesmo, clicando aqui.

 

Filipe Weiller
Filipe Weiller
Sócio-Diretor da Energon Brasil.