DÚVIDAS FREQUENTES

Os painéis fotovoltaicos geram eletricidade a partir da captação de luz solar. A energia produzida pelos painéis segue para o inversor, que possui a função de transformar a corrente contínua em corrente alternada, igual a disponibilizada pela concessionária de energia e normalmente utilizada pelos consumidores. Por fim, o sistema solar fotovoltaico é conectado ao quadro geral da casa, suprindo toda a demanda de energia elétrica e proporcionando economia imediata ao consumidor. Pronto, você já está gerando sua própria energia e economizando!

O sistema continua gerando energia mesmo em dias nublados, em que há menor incidência solar. À noite, não há geração, portanto, a energia elétrica consumida é a fornecida pela concessionária local. Não se preocupe, pois na maioria das vezes o sistema produz energia excedente durante o dia. Assim, tal excedente é injetado na rede da concessionária, gerando créditos que podem ser utilizados posteriormente, sendo abatidos do valor total da sua conta de energia.

Atualmente, os módulos fotovoltaicos mais utilizados no mercado possuem garantia de 12 anos contra defeitos de fabricação e 25 anos de garantia de eficiência. Já os inversores possuem garantia de 5 anos, enquanto as estruturas de fixação, 12 anos.

Para uma instalação típica residencial, da contratação até o cliente começar a economizar energia, são necessários cerca de 45 dias. A Energon Brasil cuida de todas as etapas do processo, desde a avaliação inicial, elaboração do projeto e homologação, até a instalação dos painéis fotovoltaicos.

Normalmente, não é preciso realizar nenhuma obra. Contamos com uma equipe especializada para executar uma análise minuciosa na etapa de avaliação inicial, a fim de identificar todas as necessidades. A instalação é completamente limpa, rápida e segura.

Sim, os equipamentos que compõem o sistema podem ser desinstalados a qualquer momento e reinstalados, sem dificuldade, em um novo imóvel.

Todos os nossos sistemas são personalizados, ou seja, cada instalação terá uma solução única de acordo com as necessidades de cada cliente. Aqui na Energon não tratamos o sistema de energia solar como um custo, e sim como um investimento que irá proporcionar economia pelo menos pelos próximos 25 anos, que é a vida útil estimada do sistema. Atualmente, um sistema residencial com uma instalação típica pode custar a partir de R$15.000,00.

Certamente, afinal a rentabilidade do sistema é significativamente maior do que de outras modalidades de investimento encontradas no mercado, como por exemplo o Tesouro Direto. Além disso, o sistema de energia solar irá valorizar seu imóvel.

Temos um post detalhado sobre o tema, clique aqui para saber mais!

Sim, com a economia na conta de energia, gerada pelo sistema de energia solar, o mesmo irá “se pagar” no período de 3 a 6 anos, a depender do tamanho do sistema. Considerando a vida útil do sistema de pelo menos 25 anos, esta conta se torna ainda mais atrativa.

Nossos especialistas elaboraram um post especialmente sobre o tema. Clique aqui e saiba mais!

Nós oferecemos diversas formas de pagamento, você pode escolher a que for mais adequada.

São elas: à vista – através de transferência bancária ou boleto – e parcelado em 3 vezes no boleto bancário.

Podemos também financiar o seu sistema de energia solar em até 84 meses, com o primeiro pagamento em até 120 dias. Nesta modalidade de pagamento, o valor da parcela do financiamento poderá ser equivalente ao valor economizado na conta de energia. Nestes casos, durante a vigência do financiamento, o cliente estará trocando o pagamento da conta de energia pelo pagamento da parcela do financiamento.

Não se preocupe, cuidamos de todo o processo junto com a financeira.

A homologação é um procedimento padrão em que a concessionária de energia local verifica se o sistema solar instalado possui as especificações de acordo com as normas de segurança, garantindo e formalizando o acesso à rede da concessionária. Desta forma, é possível usufruir dos créditos de energia, que podem ser gerados e utilizados no período de até 60 meses.

Nós da Energon Brasil garantimos e acompanhamos todo o processo para você.

A manutenção das placas solares é bem simples e consiste basicamente em uma limpeza semestral, ou em maior periodicidade quando em ambientes mais sujos. Esta limpeza é imprescindível para que suas placas continuem funcionando corretamente, já que a sujeira nas placas impacta no desempenho do sistema.

A poeira, poluição e dejetos de aves são as principais causas de sujidade nas placas solares. Quem mora em cidades muito poluídas precisa estar atento e pode ser que seja necessário a limpeza destes painéis em períodos menores que 6 meses.

Como medida preventiva, é importante que seja feita anualmente uma inspeção visual e algumas medições nos demais componentes para garantir o funcionamento adequado e seguro do sistema.

Oferecemos também o serviço de manutenção do seu sistema de energia solar.

O monitoramento do sistema pode ser feito através do display do inversor e também por meio dos sistemas de monitoramento online, que podem ser acessados pelo celular ou desktop. Assim, você consegue acompanhar quanto o sistema está gerando de energia, qual está sendo sua economia, quantidade de CO2 não emitida, além de outros parâmetros.

O sistema é projetado sob medida, ou seja, a geração de energia é planejada para suprir o consumo médio do cliente. No entanto, em alguns meses o consumo poderá ser maior do que a geração. Já em outros, o sistema irá gerar mais energia do que o que foi consumido. Neste caso, a concessionária de energia irá computar a energia injetada na rede como créditos de energia, que poderão ser utilizados em até 60 meses, desta forma, compensando os períodos em que o consumo é maior que a geração.

Aqui na Energon somos completamente transparentes com os nossos clientes. De acordo com a Resolução Normativa 414/2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), independente de qual seja o consumo, uma taxa mínima deverá ser paga. Esta taxa, denominada custo de disponibilidade, é de 30 kWh/mês para conexões monofásicas, 50 kWh/mês para bifásicas e 100 kWh/mês para trifásicas.

Assim, no sistema on-grid (conectado à rede da concessionária) comumente instalado nas áreas urbanas, não é possível zerar a conta de energia. No entanto, no sistema off-grid, em que o uso de baterias permite a autonomia perante a rede da concessionária, é possível zerar a conta de energia. Porém, as baterias atualmente utilizadas nos sistemas off-grid possuem baixa vida útil e alto custo de aquisição e manutenção, inviabilizando a instalação nas áreas urbanas. Indicamos este tipo de sistema somente para áreas rurais e mais afastadas dos grandes centros.

Em sistemas de energia solar off-grid (independente da rede da concessionária), o fornecimento de energia continuará funcionando normalmente.

No caso de sistemas on-grid (conectados à rede), de acordo com a Regulamentação da ANEEL, o sistema deverá se desligar automaticamente. Isso acontece para impedir que o sistema de energia solar injete energia na rede da concessionária, comprometendo a segurança dos colaboradores da concessionária que estarão trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas!

error: Este conteúdo é protegido!